À medida que a demanda global por energia solar como opção de energia alternativa aumenta, é vantajoso para fabricantes e instaladores de painéis solares fotovoltaicos (FV) garantir uma qualidade superior dos produtos, utilizando materiais confiáveis e econômicos na montagem. Os painéis solares fotovoltaicos montados no telhado e na fundação podem ser aprimorados com materiais de estrutura duráveis e duradouros, que podem ser configurados, cortados e montados no local ou fora dele para se adequarem a formas geométricas complexas e a uma ampla variedade de necessidades de instalação.
O aço formado a frio (CFS), também conhecido como Light Gauge Steel (LGS), atende a esse padrão. É ideal para montagem e racking solar, sendo altamente personalizável para se adequar a qualquer projeto, em qualquer lugar, mesmo em áreas remotas. O CFS é leve, fácil de montar e não requer equipamentos de elevação pesada específicos, como guindastes, para ser erguido. Mesmo quando projetos exclusivos de telhados, fundações ou terrenos apresentam novos desafios, é possível fazer um suporte solar CFS devidamente ajustado para atingir os resultados desejados.
Na Atualle Modular, somos especialistas em construção modular LSF, e projetos especiais como energia solar fazem parte do nosso DNA. Neste blog, analisamos a adequação do CFS na construção de projetos de painéis solares para atender aos requisitos técnicos. A natureza altamente adaptável do aço formado a frio permite que ele seja projetado para todos os tipos de terreno, declives e condições climáticas. As estruturas em CFS projetadas e desenvolvidas pela Atualle Modular podem ser feitas resistentes a ventos fortes e cargas específicas.
Dadas essas qualidades, os componentes CFS oferecem uma vantagem competitiva importante para fabricantes e varejistas de painéis solares. Para mais exemplos da versatilidade do CFS, leia nosso e-book, ‘As infinitas possibilidades de aplicações do aço formado a frio’, para muitas outras ideias e casos de uso em todos os setores. A resistência do aço formado a frio — frequentemente usado para construir estruturas de armação para edifícios inteiros, mas versátil o suficiente para fabricar rapidamente componentes pequenos para aplicações de fabricação precisas — ajuda a criar sistemas de montagem de painéis solares muito duradouros e de fácil manutenção.
Oferecendo alta rigidez devido à alta resistência à tração, os componentes de aço formado a frio fabricados pela Atualle Modular são leves, altamente precisos e fáceis de montar. Os sistemas de montagem de painéis podem ser fabricados e montados em um ambiente controlado pela fábrica antes de serem transportados para o local, ou uma fábrica móvel pode ser levada ao local, permitindo que os componentes sejam feitos durante a fase de instalação.
Como as máquinas de fabricação CFS podem ser trazidas para o local, os ajustes nos componentes podem ser feitos in loco. Para instalações remotas de painéis solares, especialmente aquelas que exigem montagem em telhados ou terrenos incomuns, a capacidade de fabricar peças de estrutura CFS sob demanda é uma grande vantagem. O aço formado a frio, leve porém durável, oferece flexibilidade em espessura, design e comprimentos personalizados, tornando-se uma excelente alternativa ao alumínio ou aço laminado a quente. É uma solução rápida e econômica quando uma estrutura de suporte resistente e densa para módulos solares é a prioridade.
Os componentes de aço formados a frio podem ser projetados com precisão dentro do software da Atualle Modular e construídos de acordo com as especificações para satisfazer os códigos de construção locais e uma vasta gama de projetos de estruturação de painéis solares. A precisão e a natureza leve da estruturação de aço formado a frio garantem uma fabricação rápida, montagem rápida e ereção em qualquer local — mesmo em locais remotos.
O aço formado a frio também é resistente a danos causados pela ferrugem. A Atualle Modular geralmente utiliza bobinas galvanizadas por imersão a quente protegidas por uma camada de zinco para fornecer resistência à corrosão.
Seja qual for o tipo de instalação dos painéis solares — telhados, montagens remotas ou dispositivos grandes — a estrutura de montagem CFS resiste a ventos fortes e corrosão. Os clientes podem ficar tranquilos sabendo que os painéis solares não serão arrancados por ventos fortes e que a estrutura de montagem não será enfraquecida por condições climáticas adversas.
Para os fabricantes, usar CFS na montagem pode ajudar a justificar garantias estendidas para produtos solares. Para aplicações de energia solar, a pré-fabricação da estrutura CFS permite uma produção e montagem mais rápida e controlada dos produtos, além de eliminar atrasos na instalação. Os componentes pré-fabricados Light Gauge Steel podem vir prontos para uso como módulos pré-montados ou podem ser montados no local. Corte on-line, perfuração de furos de serviço para fiação e perfuração personalizada ajudam a atender às necessidades técnicas de uma configuração de energia solar.
No geral, os componentes estruturais CFS pré-fabricados para enquadramento de painéis solares ajudam a criar um produto final preciso e de alta qualidade. As adições CFS no local também podem dar aos instaladores de painéis solares maior controle sobre os cronogramas quando a configuração exige ajustes de estágio avançado e peças exclusivas.
Para usuários finais residenciais e comerciais, e para instalações no solo e sistemas de ancoragem em telhados, o aço formado a frio é uma escolha durável e econômica para estruturação de painéis solares. De fato, essa é apenas uma das muitas aplicações possíveis do CFS na construção e na manufatura, como indústrias em todo o mundo estão rapidamente descobrindo.